Adeus Idiotas, comédia francesa chega aos cinemas brasileiros dia 24 de Fevereiro, dirigido por Albert Dupontel e estrelado por Virginie Efira (Suze Trappet), Albert Dupontel (Jean-Baptiste Cuchas) e Nicolas Marié (Sr. Blin).
Sinopse: Quando Suze Trappet descobre, aos 43 anos, que está seriamente doente, decide ir procurar a criança que foi forçada a abandonar quando tinha 15 anos. Sua busca vai fazê-la cruzar com JB, um quinquagenário em pleno esgotamento mental e com o Sr. Blin, um arquivista cego de um entusiasmo impressionante. Juntos, eles embarcam em uma missão tão espectacular quanto improvável.

Critica
Adeus Idiotas foi anunciado como uma comédia, mas é uma dramédia, ou seja, uma comédia dramática, o filme toca numa situação corriqueira no cotidiano de nossa sociedade, as pessoas consideradas descartáveis, ou seja, qualquer um, no meio em que vive, está sujeito a encarar o abandono.
O filme começa com a protagonista, diagnosticada com uma doença terminal e com um médico cheio de respostas evasivas sobre a verdadeira situação da paciente.
Diante dessa apatia do médico, Suze decide dedicar seus últimos momentos a encontrar o filho que entregou a adoção, 28 anos antes.
O segundo protagonista a aparecer é o Sr. Cuchas especialista em segurança da informação, cuja dedicação é “recompensada” com a negativa de uma promoção e a entrega do ex-futuro cargo a alguém “mais jovem”.

A vida dos dois protagonistas se cruzam, quando o Sr. Cuchas decide tirar a própria vida e falha miseravelmente.
Suze sequestra o Sr. Cuchas e o chantageia a ajudá-la, desejando limpar o próprio nome e se livrar da cadeia, Sr. Cuchas aceita e os dois iniciam a procura.

A primeira parada no prédio da prefeitura, nos apresenta o Sr. Blin, um arquivista cego, outro personagem descartado por sua pseudo-limitação.
Sensibilizado e desejando sair do buraco onde foi esquecido, o Sr. Blin também embarca nessa busca ao lado de Suze.
O elenco é muito bom, as interpretações são convincentes em seus dramas, a comédia fica a cargo do Sr.Blin, mas são poucos os momentos engraçados, o filme aposta muito mais no drama, que norteia a produção.

A trilha é bem típica em filmes europeus, instrumentais suaves ao longo de boa parte do filme.
A Fotografia tem muitos momentos sombrios, cores fortes, destaque para o uso do vermelho, tanto na roupa da protagonista, quanto no filtro usado na captação das cenas.
Veredito, como drama é um ótimo filme.

ADEUS, IDIOTAS
França | 2020 | 87 min. | Comédia | 14 anos
Título Original: Adieu Les Cons
Diretor: Albert Dupontel
Roteiro: Albert Dupontel, Marcia Romano, Xavier Nemo
Elenco: Virginie Efira, Albert Dupontel, Nicolas Marié
Distribuição: Polifilmes | Mares Filmes
0 Comments