fbpx

Dossiê Apocalipsters #4


Capa da primeira edição

Rambo, ou, First Blood chegou às livrarias em 1972, sim você não leu errado, Rambo apareceu primeiro em uma novela, escrita por David Morrell, um escritor Canadense radicado nos EUA. Morrell foi estudar na universidade da Pennsylvania em 1966 onde conheceu o autor William Tenn, que lhe ensinou sobre escrita de ficção e começou o livro nesse período, mas devido a seus estudos, interrompeu a escrita e só retomou em 1970, dois anos mais tarde o livro chegava às livrarias. O livro é uma crítica, principalmente ao tratamento que receberam, soldados que lutaram no Vietnã.

Rambo nos livros é muito diferente do retratado nas telonas. Aqui ele é muito mais violento e insano, literalmente mais insano. Rambo chega a pequena cidade de Madison no Kentucky, onde encontra o chefe de polícia Wilfred Teasle, que leva Rambo à fronteira da cidade. Rambo, transtornado, conversa sozinho e por diversas vezes tenta retornar à Madison, sendo repelido Teasle até em certo momento, a paciência termina e Rambo é levado preso por vadiagem.

Na delegacia, preso numa cela escura, Rambo começa a surtar ainda mais é despido e quando Teasle aparece com os apetrechos para fazer barba e cabelo, Rambo explode, rouba a navalha e estripa alguns policiais. Na sequencia e nu, rouba uma motocicleta e foge para as montanhas. Rambo encontra uma destilaria clandestina, o proprietário e seu filho, que ajudam fornecendo-lhe roupas e armas.

Durante as buscas, Rambo embosca a maioria dos homens de Teasle e os mata. Derruba um Helicóptero, acertando a cabeça do piloto com tiro de rifle. Para desespero de Teasle uma tempestade cai sobre a montanha e nesse momento, Rambo começa a caçá-los, matando-os um-a-um com sua faca.

Teasle consegue fugir da matança e volta à cidade, onde solicita a guarda nacional para ajudar a capturar Rambo. Após infrutíferas tentativas, aparece o Capitão Trautman para salvar o dia, ele ajuda a organizar os homens de Teasle para melhorar as chances de captura. Rambo se esconde sob a lama da trilha onde estão marchando a guarda nacional e mais um vez, elimina muitos soldados, mas a essa altura Rambo já está gravemente ferido e decide voltar para a cidade, mas munido de dinamites. O Ex-boina verde explode tudo o que pode e numa espécie de duelo final mata Teasle, sendo morto logo em seguida por Trautman.


Livro X Filme

O filme foi inicialmente planejado para ser mais fiel ao livro, Kirk Douglas estava escalado para interpretar o Coronel Trautman, mas quando Stallone superou os concorrentes e assumiu o papel de Rambo, pediu para interferir no roteiro. Devido às alterações, Kirk Douglas saltou fora e Richard Crenna assumiu a vaga.

Principais diferenças em relação ao filme:

1 – Rambo não está visitando um amigo na região.

2 – Rambo tem cerca de 20 e poucos anos.

3 – Rambo não fica calado o tempo todo, além de desafiar o chefe de polícia, fala sozinho também.

4 – O chefe de polícia Teasle sente alguma empatia por Rambo, mas também sente medo em certa altura.

5 – Não há faca ou qualquer arma no momento em que é preso.

6 – Já preso, Rambo continua falastrão e em certos momentos parece arrogante.

7 – A violência é descrita de forma gráfica, na delegacia Rambo estripa um policial usando uma navalha.

8 – Rambo foge nu da delegacia.

9 – Na montanha Rambo encontra um produtor ilegal de bebidas que o ajuda, mediante chantagem.

10 – Não é possível definir quem é o herói da história, Teasle e Rambo alternam esses arquétipos.

11 – Trautman é capitão e não possui relação de pai e filho com Rambo.

12 – Rambo mata a maioria dos policiais e soldados que sobem a montanha.

13 – Rambo deixa Teasle por último como punição.

14 – Trautman mata Rambo logo após este abater o chefe de Polícia.


Like it? Share with your friends!

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

comentários