Com a chegada do Android 10, o Google removeu de forma silenciosa o recurso de compartilhamento de arquivos local do sistema ao descontinuar a função Android Beam. Porém, desde ontem quarta-feira (4) a companhia começará a tornar a realidade deste novo segmento, tornando substituto a funcionalidade: o Nearby Share (“Compartilhar por proximidade”, em português).

Semelhante ao AirDrop da Apple, o Nearby Share permite aos dispositivos Android compartilhar rapidamente coisas como arquivos e fotos sem precisar recorrer a aplicativos dedicados como o Google Drive ou aplicativos de mensagens como o WhatsApp.
A ideia é que o recurso chegue em todos os dispositivos Android que rodem a partir da versão 6.0. Com ele, você poderá escolher um dispositivo próximo e enviar arquivos sem precisar de cabos.
O próprio Nearby Share irá escolher o melhor protocolo para transferir os dados, seja por Bluetooth, Bluetooth Low Energy, WebRTC ou até mesmo Wi-Fi peer-to-peer.
Isto significa que mesmo que você não tenha acesso a uma conexão de redes móveis ou a uma rede Wi-Fi local, o Nearby Share ainda será capaz de descobrir uma maneira de enviar seu arquivo.

Os primeiros aparelhos que poderão usar o recurso serão os da linha Pixel e outros smartphones Samsung. Nas próximas semanas, a companhia deve disponibilizar para uma gama mais ampla de dispositivos Android.
0 Comments